terça-feira, 12 de julho de 2011

TUDO CERTO PARA 1a. JORNADA VICENTINA EM JUAZEIRO-BA


Voce é nosso convidado! Venha participar da 1a. Jornada Vicentina do Conselho Central do Medio São Francisco


Nossa jornada é oriunda das 1ª., 2ª. 3ª. e 4ª. Jornadas Missionárias que aconteceram nas cidades de Remanso e Casa Nova.
No final da 4ª. jornada missionária  Vicentina, que ocorreu na cidade Casa Nova, decidiu-se que a 5ª. Jornada deveria acontecer aqui em Juazeiro-ba.
Quis a providência Divina que ao longo do ano 2010 e este ano, se amadurecesse e se consolidasse a formação do Conselho Central do Médio São Francisco.  Conselho este ligado ao Conselho Metropolitano Bahia/Sergipe e composto pelos conselhos particulares de remanso, Casa Nova, Juazeiro e abrangido também, é claro, a cidade de Uauá.
E foi assim que nossa jornada assumiu o titulo de 1ª. Jornada Vicentina do Conselho Central do Médio São Francisco.
A 1ª. Jornada Vicentina do Conselho Central do Médio São Francisco em alinhamento com a proposta do Conselho Nacional do Brasil, para o ano de 2011, tem como tema “MUDAR PARA TRANSFORMAR” e adotou como lema “CONHECER PARA MUDAR, MUDAR PARAS TRANSFORMAR”.
Este tema oportunizará, aos Vicentinos, muitas reflexões que levarão, sem dúvida, às mudanças e conseqüentes transformações tanto no campo pessoal, transformando a se mesmo, como no campo interpessoal, transformando o meio em que vive.
A 1ª. Jornada Vicentina quer contribuir nesta reflexão propondo uma busca do conhecimento dos fundamentos do nosso carisma e da organização da SSVP.  Refletindo inicialmente sobre, Jesus Cristo e sua opção pelos pobres, depois sobre São Vicente e seu segmento a Cristo, chegando ao Beato Antonio Frederico Ozanam e a SSVP. Após esta fundamentação histórica e religiosa, propomos uma reflexão sobre as formas de pobrezas e necessidades tanto materiais quando sociais e culturais tais como hoje se apresentam na sociedade Brasileira. 
 Com base nestas reflexões vem a reflexão de maior destaque da jornada: Como a partir destes valores e reconhecendo de nós mesmos, da SSVP, da pessoa do pobre e necessitado, poderemos atuar como agente de mudança e transformação pessoal e social?

Nenhum comentário: